terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Conversas entre pai e filho

O meu filho começou ontem na escola a aprender os dias da Semana. Fui buscá-lo ao Colégio e ele ia-mos repetindo enquanto faziamos a pé o trajecto do Colégio para casa. Segunda-Feira, Terça- Feira, Quarta Feira; Quinta- Feira, Sexta- Feira, Sábado e Domingo.
Eu disse-lhe que o dia da semana que menos gostava era a Segunda- Feira.  Perguntou-me porquê?
Respondi-lhe que os crescidos normalmente não gostam das segundas-feiras, porque são o dia a seguir ao Fim de Semana e têm de voltar ao trabalho.
Perguntou-me se eu não gostava de trabalhar.
- Gosto filho, mas gosto mais de estar em casa a descansar e ir passear; mas os adultos precisam de trabalhar para poderem ganhar dinheiro para terem uma casa, comprarem comida, pagar a água e a luz, etc..
Olhou para mim e disse-me: - Papá a Escola é como um trabalho?
Respondi-lhe que sim e ele perguntou-me se também ganhava dinheiro?
Eu disse-lhe que na Escola não se ganha dinheiro, na escola aprendemos coisas importantes para depois podermos arranjar um trabalho quando formos adultos.
- Já sabes que trabalho queres ter quando fores grande?
- Ainda não sei Papá. tenho de escolher já?
- Não filho, ainda falta muito tempo para acabares a Escola e teres de escolher um trabalho. Podes pensar com calma.
Quando estávamos a entrar no átrio do Prédio perguntei-lhe:
- Qual é o dia da semana que tu menos gostas Dudu?
- São os dias em que não estou com o Papá...

Get my hand




3 comentários:

  1. De uma coisa podes ter a certeza: és um Pai exemplar!
    A vossa cumplicidade é tocante. Saberes ser criança e acompanhá-lo nas brincadeiras e sonhos, faz do Dudu um miúdo divertido e feliz. Saberes partilhar, de modo ternurento, o que a vida às vezes tem de cinzento, mas que o Dudu com a sua maturidade e perspicácia entende tão bem... well done, Dudu's Daddy! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras. É sem dúvida a minha âncora e o meu porto de abrigo ;)

      Eliminar
  2. Comecei-o a ler hoje... que texto delicioso... vou certamente continuar.. fique bem...
    C.

    ResponderEliminar