terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Nostalgia presa em memórias.

Podemos descansar da Nostalgia?
 É-me tão difícil por vezes saboreá-la. Avivar memórias nostálgicas, que não quero apagar mas que ao mesmo tempo me cortam e ferem. É ultrapassar uma barreira invisível e incontornável.
"As memórias estão na nossa cabeça", disse-me outrora alguém. Este pleonasmo, transvestido de cliché é factual.
As memórias estão na nossa cabeça e são elas que nos vão construindo. Somos o seu somatório.
Elas moldam-nos, dão-nos novas perspectivas, fazem-nos sorrir, mas são também tóxicas.
Saber lidar com elas é um dos maiores desafios. Nunca se consegue ser racional o suficiente para as conseguir manter arrumadas num armário de arquivo, devidamente catalogadas e fechadas.
Gostava tanto de me baquentear num festim de Nostalgia estéril, límpida e sem gumes afiados.
Vêm de novo as memórias, fotografias guardadas numa cloud  impenetrável e incorruptível.
As melhores, são muitas vezes aquelas que nos causam mais sofrimento. Perfeita antítese daquilo que melhor tivémos.
Tenho muitas boas e muitas más e nenhuma delas para troca ou venda.
No fundo o que eu pretendia era ter um Manual que me ensinasse a viver com elas sem que me causassem dor. As boas e a más. Embora me seja muito mais fácil ser racional com aquelas menos boas, ou verdadeiramente más.
Talvez tenha começado mal este texto, talvez a questão não seja se podemos descansar da Nostalgia, mas sim se podemos consumi-la sem que ela nos consuma a nós.
Nostalgia

6 comentários:

  1. Há uma coisa que retive neste teu texto e que eu considero ser tão verdade. A nossa dificuldade por vezes em lidarmos com memórias boas. Pode ser tão angustiante. Lindo texto Paper Cut.
    P.N.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Paper Cut. Este texto diz-me tanto e descreve tão bem aquilo que ando a sentir nos últimos tempos. Este encarcerar que as memórias nos provocam. Este estaticismo, esta dificuldade em destrinçar nostalgia de tristeza.
    Neste dia tão frio, senti um enorme quentinho ao ler este teu texto, porque me fez perceber que não estou sozinha neste limbo.
    Parabéns pelo texto.
    Não comentei aquele anterior em que falas do teu filho, mas achei adorável essa vossa cumplicidade e esse Amor gigante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Queremos algo para o qual não estamos preparados ainda. Essas memórias ainda não são nostálgicas. Não te vou prometer que se irão tornar assim, apenas desejar que aconteça. Talvez aí te deixem respirar melhor.
    (Mas posso dizer-te uma coisa? - ler que não as queres para troca ou venda é bom, mesmo que custe muito).
    Boa noite e dorme bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São memórias de alguém que partiu demasiado cedo há 13 anos atrás e que este mês faria anos de vida. tantos quantos os meus.
      Beijinhos e obrigado Anouk

      Eliminar
    2. Ok, então direi que não sei se tem solução... Sentirás sempre saudades. Far-te-á sempre falta. Porque essas memórias são demasiado valiosas para alguma vez serem nostálgicas. Ele foi e fez para o merecer. Um beijo.

      Eliminar
    3. Não, não tem solução.. Beijinhos

      Eliminar