terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Eu e ele

Quando soube que ia ser Pai, nos primeiros dias foi terrível. Não foi premeditado e eu achava que não estava preparado. Morria de medo de não ser capaz de estar ao nível das expectativas exigidas a um pai. Pensava que já era demasiado "velho" e que não iria ter capacidade para acompanhar o ritmo do meu Filho.
Esses receios rapidamente se foram desvanecendo e desde que o Duarte nasceu, que o medo se converteu em Felicidade e Amor incondicional.
Este fim de semana ele quis ir ao Oceanário. Fomos lá a primeira vez quando ele tinha 3 anos e nesse dia não quis ver o aquário central porque tinha medo dos tubarões.
No sábado o objectivo eram os Tubarões. Quando os viu ficou desiludido, pensou que fossem maiores. Eu disse-lhe que ainda eram bebés e que estavam a crescer. Perguntou-me quanto tempo demoravam a ficar gigantes e eu disse-lhe que uns 20 anos. - Isso são mais do que mil dias Papá? Eu disse que sim e ele ficou um bocadinho desiludido.

De seguida fomos ver o mar, ele é fascinado pelo mar. Sobretudo pelas ondas quando rebentam. Estava bastante frio mas ele não queria arredar pé da
beira da praia.
Constipei-me nesse dia e no Domingo quando acordei, sentia-me doente, cheio de dores de garganta e no corpo. Pedi-lhe para fazer uns desenhos enquanto eu limpava a casa, que depois ia-mos almoçar fora e andar de Skate.
Estávamos ambos sozinhos e nesse dia tive de fazer um esforço enorme para ser o pai que ele merece. Só queria deitar-me e poder descansar, mas quando se é pai temos de ultrapassar todos os limites e lá fui ensiná-lo a andar de skate tal como ele me havia pedido.
Fomos para casa ao fim do dia e disse-lhe que estava a sentir-me muito doente se ele me deixava deitar um bocadinho no sofá enquanto ele desenhava e via os desenhos animados. Na inocência dos seus 6 anos, disse-me: - Papá, queres que faça festinhas onde te dói? Disse-lhe para me fazer festinhas na cara e adormeci com o meu filhote a tratar de mim. 

The best of me


5 comentários:

  1. Ter que cuidar de uma criança quando estamos doentes e precisamos que tratem de nós, exige um grande esforço.
    Sorri ao ler "Papá, queres que faça festinhas onde te dói? Disse-lhe para me fazer festinhas na cara e adormeci com o meu filhote a tratar de mim". É a inocência dos 6 anos e a vontade de dar o que achava que te faria melhorar. Pode não te ter curado a constipação, mas alimentou-te a alma.
    O Dudu é um miúdo especial, mas a sensibilidade dele, carinho, meiguice e maturidade também são fruto do que lhe tens dado enquanto Pai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente o Duarte tem tido pessoas na vida dele que em muito lhe têm acrescentado valores e conhecimento. É um miúdo muito meigo, mas também tem tido muito mimo, não só da mãe e do Pai. Quando me separei da mãe dele tive uma ajuda enorme, alguém que o “acolheu” e lhe deu imenso carinho e conhecimento e por quem terei sempre uma enorme dívida de gratidão. Obrigado pelas tuas palavras . Beijinhos

      Eliminar
  2. Que fenómeno é aquele que o senhor está a executar ao lado du Duarte? :o

    ResponderEliminar