quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A música esmiuçada

Sou um apaixonado por música. Preciso quase tanto dela como de respirar.
Ouço-a de uma forma muito particular. Não me basta que soe bem, nas músicas que me apaixonam tudo tem de fazer sentido. A Letra tem de estar em consonância com a parte musical. Só assim me faz sentido. Se o vocalista expressa uma determinada emoção, os instrumentos têm de o fazer também.
Vou dar um exemplo prático para tentarem perceber do que falo.
Nesta música que expressa revolta, raiva, tristeza e inconformismo,  conseguimos se estivermos atentos perceber cada uma destas emoções nos instrumentos utilizados.
Temos uma bateria, com uma batida forte e crescente que representa a raiva expressa na letra. No refrão vão ouvir um violino eléctrico que quase parece chorar e que espelha a tristeza. Temos o Baixo que confere um equilíbrio constante à música e uma guitarra que consoante aquilo que o vocalista expressa nas suas palavras  o acompanha com riff´s siameses , quase como se a letra e a guitarra estivessem de mãos dadas.
Querem Experimentar? Cliquem no Teste auditivo.

Teste auditivo

7 comentários:

  1. Confesso que fico fascinada com essa tua descrição da música. Gosto imenso da música e da letra, mas não consigo ter essa tua capacidade. Além da bateria e da guitarra, não consigo perceber os outros instrumentos. Um violino elétrico?! Como raio consegues destrinçar entre tantos instrumentos um violino Elétrico ?! ��

    ResponderEliminar
  2. O que eu já me ri aqui no escritório. Coloquei os phones nos ouvidos e ouvi a música umas 5 vezes seguidas para tentar compreender aquilo a que te referes. De repente dou por mim com todos os meus colegas a olharem com uma cara do tipo: O que é que se passa com ela que está concentradossima a ouvir sabe-se lá o quê :)
    Olha, não consigo ouvir a música com todo esse detalhe. Eheheh. Mas acho fantástica essa tua capacidade.

    ResponderEliminar
  3. Mano, devias de ter dado um exemplo mais fácil ;) Tipo a outra música que publicaste no Face. Sabes que eu achava que no refrão o som do Violino fosse a guitarra com um efeito Chorus? Tens razão, é mesmo um violino eléctrico, mas é tão subtil que se não falasses nisso eu não chegava lá.
    Abraço Mate :p
    M.M.

    ResponderEliminar
  4. A sério? Não tinha reparado :)))
    Aqui me confesso, não as consigo desconstruir assim. Gosto e pronto, seja por causa do som apenas. Outras vezes pela conjugação das duas coisas.
    Logo na primeira vez que as ouves consegues esmiuçá-las assim?
    Se estivermos a falar de filmes, e se for um daqueles que se me entranham por dentro, só consigo desconstrui-los num segundo visionamento, fico demasiado envolvida para o querer fazer ou conseguir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.. Existem pormenores que só reparo neles depois de ouvir várias vezes. Não é um exercício assim tão fácil. É preciso treinar bastante o ouvido. Por vezes estou a ouvir uma música e há ali qualquer coisa que me desperta a atenção, e ouço aqueles 10 segundos repetidamente até perceber aquilo que me estava a escapar :)

      Eliminar
    2. É sempre preciso treinar, (tudo se aprende, diria um amigo meu). Contudo, a resposta visceral, institiva, intuitiva às coisas acho que é algo inato. E a forma como as pessoas falam, reagem ou se apropriam delas é completamente diferente. E tu apercebeste disso. Acho sempre extraordinário, belo ouvir alguém falar de algo que adora ;)

      Eliminar
    3. De facto existem coisas que nos dizem mais do que outras. A música é algo que me apaixona. Obviamente que temos de ter alguns conhecimentos sobre instrumentos, sobre efeitos, sobre música em geral, mas quando algo nos apaixona nós temos a tendência e o instinto de ir até ao limite.
      Beijinhos

      Eliminar