quinta-feira, 1 de março de 2018

A minha pele como Relicário de Palavras.


Hoje rasgaram-me a pele com palavras. Ficarão lá gravadas enquanto a minha pele for pele.

O poder das palavras é algo demasiado valioso para ser subestimado. Algumas venero, outras desprezo; mas mesmo essas são portentosas. Não ouso sequer suaviza-las ou mascará-las.

Há quem valorize os actos em comparação com as palavras. Mas as palavras são actos enclausurados num qualquer Tempo cujo significado pode ter mais acervo do que um qualquer outro feito.
Valorizo aquelas que são secretas, ditas ao ouvido. Num tom baixinho como todas as palavras preciosas devem ser pronunciadas.
Ha aquelas mais pálidas, inseguras, fruto de um filtro que as transforma e lhes dá o poder de mudar o significado.
Recebo-as de mão aberta quando vindas desamparadas. Porque às vezes são tão frágeis que necessitam de quem as cuide.
As de Cristal.. essas pego-lhes com luvas brancas de algodão, com o cuidado com que se agarra num recém-nascido e posou-as numa caixa forrada a veludo .
Sou um Curador de palavras. Umas exponho-as em lugar de destaque , outras disponho-as numa espécie de parede branca como um degradê cronológico, outras guardo no armazém da cave e resgato-as sempre que a necessidade assim o exija.
As Palavras. Para sempre as palavras como um emaranhado de fios de seda que com a precisão de um bom tecelão se desenrolam suavemente na memória.
Words

22 comentários:

  1. Adoro a tatuagem e a frase. É tua? Chega a ser carinhosa a forma como tratas as palavras. Gostei tanto deste texto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tão bom. És mesmo um Curador de palavras, tal é o respeito com que as tratas..

    ResponderEliminar
  3. É tão bom quando as Almas se encontram e dão a mão. És sem duvida um homem de palavras. Sinto que são para ti quase como uma extensão física das tuas emoções. Como se as sentisses como se sente a Paixão, a tristeza, a angústia, a felicidade...

    ResponderEliminar
  4. A frase da tatuagem, Alexandre O'Neill?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser do O’Neill, ou do Whitman, até mesmo de Eugénio de Andrade.. mas é apenas uma frase com um enorme significado para mim cujo autor é desconhecido..

      Eliminar
    2. Gostei. “O’Neill”? ahah muito bom. É de um autor cuja primeira “aparição” literária pública foi na pele de alguém. :) vai na volta, ainda te processo.

      Eliminar
    3. Boa tentativa Anonimo;) A reenvindicar os créditos de uma frase alheia :) Já agora deixa-me acrescentar que o resto do texto é fantástico e que foi escrito por alguém com um enorme talento ..

      Eliminar
  5. Depois de tantos elogios nos comentários, vou abster-me de dar a minha humilde opinião... Mas é uma mensagem que dá que pensar 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor dá a tua opinião ;) Podes sempre acrescentar algo de valioso.

      Eliminar
    2. Esta frase dá a idéia de que esse amor, porque penso que seja o sentimento subentendido, foi algo de maravilhoso, quase platónico, surreal. E depois, foi condenado. Apenas paira, na efemeridade, sem ser vivido. Não é um destino triste, o desse amor ? Não pode o destino ser mudado, se quisermos ?

      Eliminar
    3. O texto de onde retirei a frase fala exactamente de um Amor assim, Platónico, surreal...mas não foi condenado. Passa-se em Paris e descreve a intensidade com que duas Almas se encontram e depois se separam. Por vezes o destino não pode ser mesmo alterado, mas aquilo que fica pode permanecer para sempre com contornos de beleza etérea ;)

      Eliminar
  6. Gravar na pele um amor em que as almas se separam é sem duvida um marca para a vida, mas acima de tudo é no teu coração que ficará . Há amores assim que ficam para sempre ! Quem sabe ainda não vás a tempo de alterar o destino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta frase é pela positiva. Por vezes alterar o destino não é o mais relevante. Aquilo que verdadeiramente importa são as memórias de coisas boas que um dia nos aconteceram e que ficarão para guardadas. Seja na pele ou no coração :)

      Eliminar
    2. Tatuar memórias é algo que ficará mesmo para sempre ! Sei bem o que isso é :) beijinhos

      Eliminar
    3. Aqui nem sequer se trata disso. Não tatuei uma memória.. tatuei uma frase que me faz sentido, porque mesmo quando vejo filmes cujo final não é feliz, a história é arrebatadora.

      Eliminar
  7. Ai as palavras, essas malandras que só me tramam :)
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a sua primeira tatuagem meu caro paper cut?
      Marta

      Eliminar
    2. Correcto cara Marta ;) mas já tenho um esboço para a segunda :)

      Eliminar
    3. Depois da primeira o difícil é parar.
      O bichinho da tinta é deveras viciante :)
      Marta

      Eliminar
    4. Para mim é mais o “bichinho” da agulha.. gosto da sensação.

      Eliminar