terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Margens

A margem de um rio separava-os. Ele, em pé com os pés dentro de água. Ela sentada no velho Cais, agora em ruínas onde milhares de barcos descarregaram cereais vindos dos Campos da Lezíria.
Olhavam-se ao longe. Em silêncio porque é no silêncio que as almas viajam.Na margem onde ele permanecia de pé, imóvel, imune ao frio que lhe congelava os pés, havia um velho barco a remos. Podia embarcar e ir ao encontro dela. Podia resistir e esperar um sinal. 
Não sentia medo. Não havia nada que o impelisse a ir ou a ficar. Havia um certo conforto naquele vai e não vai, como se nada dependesse dele . É certo que o barco estava na sua margem, mas talvez sentisse demasiada fadiga para remar. Nem sequer se tratava daquilo que mais importava; era a Paz que sentia que o fazia permanecer imóvel. Ela não conseguia chegar até ele. Não porque não tivesse meios para o fazer, nem por uma questão de vontade. Apenas porque às vezes não se consegue, sem justificações, sem uma razão racional.
Ambos se sentiam confiantes , sem dúvidas e sem quaisquer certezas. 
Não era o Rio que os separava. Na realidade apesar da distância continuavam próximos. Tão próximos como duas almas que um dia se cruzaram e se diluíram uma na outra tornando eterno esse misturar de partículas etéreas. 
Olhavam nos olhos um do outro e sorriam porque há olhares construídos de pureza despojada de qualquer dúvida ou obrigação. 
O Sol descia e a noite vinha devagarinho, até se tornar numa cortina negra que impedia que se continuassem a ver. 
Talvez lá tivessem continuado, imóveis nas suas margens; ou ele remasse ao seu seu encontro; ou então quando o dia raiou as margens estivessem vazias deles,  mas repletas de fragmentos de algo que perduraria para sempre no Tempo.


https://youtu.be/5PC68rEfF-o

3 comentários:

  1. Que texto tão bonito. Parece triste, mas expressa sentimentos tão reais e tão puros.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. És uma caixinha de surpresas tão boa boa Paper Cut. Em boa hora voltaste ao teu blog. Que delicia de texto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sou uma pirosinha, gosto de finais felizes. Espero que ele no final tenha ganho coragem e remasse até ela e a levasse para um Castelo Encantado.
    J.

    ResponderEliminar