domingo, 28 de janeiro de 2018

Sonhos com aromas

Hoje sonhei que tinha entrado num Autocarro vazio. Literalmente vazio, sem condutor nem passageiros. Sentei-me num dos bancos azuis e fiquei à espera que começasse a andar.
Estranhamente continuava parado e vazio. Ali permaneci sem qualquer pressa. 
Enquanto esperava sentado, surgiram-me várias memórias. Recordei-me da vez em que parti a perna em criança enquanto andava de bicicleta. Das noites em que subia ao telhado da casa de Férias dos meus Pais e me encostava à chaminé a fumar cigarros, a olhar para as estrelas e a escrever cartas à minha melhor amiga de então que passava as férias de Verão na Nazaré. Do meu primeiro dia de Escola e da excitação que senti ao entrar na sala de aula. Das broas de azeite e mel e que a minha avó materna fazia no velhinho forno a lenha e que as comia quentinhas com cacau quente. Do dia em que bati num colega da minha turma porque gozava com um dos outros que tinha asma e não podia jogar connosco à bola e que me valeu um mês de castigo sem ir ao recreio. Da primeira vez que vi o meu irmão e o peguei ao colo e de até então nunca ter sentido tanto Amor por alguém . Do dia em que fugi de casa porque tinha lido um livro sobre um homem que vivia numa floresta e fiquei tão encantado que queria fazer o mesmo. De quando a minha mãe teve de ficar internada no hospital uns dias e de como foi difícil para o meu pai,  para mim e para o meu irmão essa separação. Do meu primeiro beijo bastante atabalhoado. Do meu cão Jacky e do meu gato Spínola...
Percebo agora que não entrei num Autocarro, entrei numa máquina do Tempo que me transportou a lugares no Tempo que de alguma forma me marcaram e que ainda perduram nas minhas memórias. 
Acordei com uma sensação de conforto e nostalgia de coisas boas e outras menos boas, mas que me moldaram e me tornaram naquilo que sou hoje.
Adoro viajar, é das minhas predileções; Hoje fiz uma viagem no Tempo num autocarro de bancos azuis.
Time Machine

11 comentários:

  1. Paper Cut por vezes é tão complicado lidar com o Presente, ainda mais difícil projetar o Futuro, mas sem duvida que no Pasaado ficaram pedaços de nós que quando nos aparecem nas nossas memórias conscientes ou inconscientes como neste teu caso, nos dão um quentinho muito bom. Sobretudo nestes dias frios de Inverno.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Às vezes é preciso parar a viagem, vermos donde viemos para confirmarmos que sabemos para onde queremos ir, e como. Acredito que os sonhos dizem muita coisa, é o que os olhos abertos não param para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão isso que disseste. Eu tento diariamente fazer um upgrade de mim próprio. Confesso que nos últimos 3 anos tive uma ajuda enorme, que me fez lidar comigo de uma forma menos acutilante. As pessoas que passam pelas nossas vidas também nos acrescentam ferramentas e pontos de vista diferentes que nos permitem melhorar enquanto indivíduos.

      Eliminar
    2. Nós somos o que nascemos e tudo o que é nosso nas pessoas com que nos cruzamos, que nos trouxeram e mostraram coisas nossas que não sabíamos ter. É giro como nos descobrimos nos outros, na forma como nos vêem e nos fazem ver, tudo. talvez por isso nunca somos uma obra acabada :)

      Eliminar
    3. “Nenhum homem é uma ilha”.. mais do que um clichê, uma verdade absoluta. A nossa individualidade é invariavelmente uma soma daqueles com quem nos vamos cruzando ao longo das nossas vidas. Não creio no indivíduo uno e indivisível. Acredito na metamorfose que se vai criando com a envolvencia humana.

      Eliminar
    4. Sim, mas acho que só ficamos com aquilo que de alguma forma já é nosso, assimilamos muito de nós através dos outros, do que nos mostram, não mudamos, só nos descobrimos.

      Eliminar
    5. Não concordas que a descoberta pode originar mudança? Quanto mais me conheço, maior necessidade sinto em mudar. Muitas vezes essa descoberta vem através das pessoas que com a sua imparcialidade reconhecem de uma forma transparente algumas das imperfeições que eu não consigo vislumbrar em mim.

      Eliminar
    6. As pessoas mudam desenvolvendo o que são inerentemente, há fundações da pessoas, da personalidade, a nossa essência não acho que mude não, as perspectivas podem mudar, algumas atitudes podem mudar porque aprendemos com os erros e com os diferentes olhares com que vais sendo brindado pela vida e por quem se atravessa no teu caminho... mas não acredito em grandes mudanças, mudanças de carácter, isto é. Tu cresces e desenvolves-te enquanto ser humano em cima do que é a tua essência, não acredito que se consiga contrariar a essência de cada um, não de forma permanente, agora mudança de comportamentos, todos conseguimos temporariamente, mas com base numa mudança estrutural só se esta não for contra o que és, se for um desenvolvimento da tua personalidade, de ti.

      Eliminar
    7. Entende como quiseres...nós não somos só aquilo com que nascemos, não digo isso, as pessoas evoluem, o que digo é que evoluem no sentido daquilo com que nasceram, afinal todo o crescimento é feito em cima dessa base... mas isto é só o que eu penso e fui vendo ao longo da vida, tu terás outra opinião, e partilho da tua opinião quando dizes que nós somos responsáveis pelas nossas escolhas e com o que fazemos das nossas aprendizagens, mas qualquer uma dessas coisas é sempre primeiramente filtrada por aquilo que és.
      Agora podes chamar-me o que quiseres, já eu não gosto muito de rótulos, portanto digo só o que penso :)

      Eliminar
    8. Estava a meter-me cntg, até porque subscrevo na íntegra aquilo que escreveste ;)

      Eliminar