segunda-feira, 17 de julho de 2017

A ilusão da razão.

Tenho uma casa, um emprego, uma vida estável e no entanto sinto-me um sem abrigo. É como se nada me pertencesse, como se não tivesse raizes. Estou perdido num mapa repleto de encruzilhadas, não encontro um rumo que me leve a lado algum. Tenho os pés assentes no chão e ainda assim sinto vertigens,  como se fosse um funâmbulo a atravessar duas montanhas bem altas em cima de um arame fino e frágil, sem rede para me amparar.
Tenho um peso que me carrega e do qual não me consigo livrar. Tenho os dias que me aliviam, as noites que me atormentam e cada vez menos os sonhos que sempre me alimentaram.
Sou um falso pragmático. Sou um descrente convicto. Sou um crente na ilusão.
Consigo ser o meu maior amigo, mesmo quando me fustigo. Sou o perfeito anormal que implora por um fio condutor. Consigo ser melhor com os outros, mesmo quando comigo de pés atados teimo em não desatar os nós que me prendem.
Sou sombra e luz, sou verdade e mentira. Sou o espectro de uma imagem que já foi real e que o Tempo, esse filho da puta foi desgastando entre sorrisos de malícia e regozijo.
Já me pertenceram as melhores dádivas,  já fui príncipe sem nunca ter sido sapo. Ja caminhei sobre ninhos de serpentes sem nunca ter sido mordido. Já provei o veneno e sobrevivi.
Hoje sou um sem abrigo, vazio de alma, sedento de esperança, isento de nada e sem nada que me mova.
Hoje sou um sem abrigo, a quem até as estrelas que no céu foram sempre o maior conforto, ousaram roubar num gesto implacável e mordaz.
Hoje sou um sem abrigo que recusa alimento, não por orgulho mas por falta de apetite.
Hoje sou um sem abrigo que um dia sonhou com um campo repleto de papoilas vermelhas, onde iria construir a sua casa, o seu Lar.

6 comentários:

  1. Usando as tuas palavras: - Que filho da puta de texto! Adorei cada frase, bebi cada metáfora. Um beijinho a este sem-abrigo tão rico em conteúdo xD

    A.S.

    ResponderEliminar
  2. Que texto fantástico. Ilustra na perfeição o teu estado de espírito de hoje. Mas como és um vencedor, um sonhador, um amante da vida vais rapidamente sair desse sentimento vazio e preenchê-lo com o que de melhor a vida tem para te dar. Será mais uma etapa superada como tantas outras...dói é um facto,mas tudo o que arde cura!! Já diziam os antigos. E a Cura está apenas em ti! Acredita, luta, vence!

    ResponderEliminar
  3. "Tal como o espaço vazio numa pintura, o tempo em que nada acontece tem seu propósito."
    Bom texto, gostei imenso.

    ResponderEliminar
  4. A Tua escrita é tão eclética. Consegues nos teus textos transmitir tantos estados de Espírito e essa tua característica torna os teus textos tão verdadeiros. Mesmo num texto como este que espelha uma enorme tristeza e falta de Fé, consigo "conhecer-te" mais um bocadinho. É como se fosses construindo um puzzle sobre ti.
    Beijinhos e continua a escrever que eu vou espreitando diariamente à espera de mais uma peça desse teu puzzle.

    ResponderEliminar
  5. "Sou um falso pragmático. Sou um descrente convicto. Sou um crente na ilusão."
    UAU, tão bom.

    ResponderEliminar
  6. Olá Paper Cut, mesmo sabendo quem és prefiro tratar-te pelo nick que escolheste :) Conheço-te há tantos anos e no entanto não te conhecia desta forma tão profunda e sincera. É tão bom ler-te e perceber que te é tão fácil exprimir estados de alma. Sempre gostei de ti e agora gosto ainda mais um bocadinho :) Beijinhos Paper Cut

    P.S. Esse bronze fica-te muito bem xD

    ResponderEliminar