quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Pedaço de papel.

-Tens papel e caneta contigo?
-Espera, vou buscar..
-Já os tenho.
- Escreve o seguinte: - Nunca me irei esquecer que aquilo que mais quero ainda estou para o descobrir.
- Só isso?
- Sim, apenas isso. escreve e guarda o papel sempre junto de ti.
- Porquê?
- Para que não tenhas de correr. Para que saibas que aquilo que mais queres não te pode exigir cansaço.
- Não estou a perceber..
- Sabes, é exasperante corrermos atrás de algo que desconhecemos. Acabamos por nos perder em encruzilhadas, em bêcos sem saída.
-Entendo, mas assim quando irei descobrir aquilo que mais quero?
- Esse é o segredo. Não serás tu quem o irá descobrir. Tal como uma pena de um pássaro que flutua no ar, virá até ti e aí saberás.
-Consegue-se viver assim, com a ansiedade dessa espera?
-Essa é a parte difícil, controlar essa ansiedade que chega a ser angustiante. Existem coisas que exigem um esforço extra da nossa parte, essa é claramente uma delas.
-A ti já te encontrou?
- Vivemos de ganhos e percas. Já ganhei Bens preciosíssimos, uns que mantenho, outros que já perdi. Acredito no entanto que ainda vou a meio do meu percurso e que muito ainda tenho para ganhar.
- Então aquilo que me dizes é que devemos ficar estáticos? Não correr atrás dos sonhos?
-Nada disso. Estás a confundir tudo.
-Estou?!
-Estás. Os sonhos são algo de concreto, que sabemos querer e desses vale sempre a pena correr atrás. Estou a falar-te daquilo que desconheces, que nem sequer nunca sonhaste, mas que te desgasta por tanto procurares, não tendo noção que está envolto num manto de invisibilidade.
-Não sei se consigo..sou demasiado insatisfeita.
-Percebo muito bem essa insatisfação; é como uma erva daninha que vai destruindo
 todas as plantas bonitas que estão à sua volta.
-Ajuda-me a lidar com ela então.
-Posso apenas dar-te uma ferramenta. Um regador.
-Um regador?
-Sim, come ele regas as plantas bonitas que já plantaste no teu jardim e resguarda-las dessa erva daninha. Pelo menos essas não vais perder, protege-as.
- Prometes que a espera vale a pena?
-Prometo.

Senta-te e desfruta

8 comentários:

  1. Leio este texto e parece que foi escrito para mim, porque faz tanto sentido :) Mas como se controla a ansiedade? Esperar, às vezes, pode ser tão doloroso...
    Ainda não aprendi a controlar essa ansiedade, o medo do desconhecido...
    É bom ler-te :) É calmante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ansiedade é das coisas mais difíceis de controlar. Uma forma de lidar com ela é tentarmos dar valor aquilo que já conquistámos; outra é acreditar que amanhã será melhor do que hoje. Não é nada fácil, mas é mais difícil viver na angústia.

      Eliminar
  2. Paper cut vou seguir o teu conselho e escrever num papel, talvez resulte comigo.
    Se resultar, saberás :)

    ResponderEliminar
  3. Tão Simples e verdadeiro aquilo que escreveste. Obrigada por não mentires e dizeres que não é fácil a espera. Concordo tanto quando dizes que pior do que a espera, é a angústia da procura. O teu Blog é um dos meus favoritos, por eu considerar tão honestos os teus textos. Vais direto ao assunto, sem rodriguinhos, sem atalhos. Tive tantas saudades de te ler quando estiveste meses sem aqui escrever, ainda bem que voltaste. Não sei se pelas melhores razões, mas permite-me ser egoísta.
    Beijinhos Paper Cut.

    ResponderEliminar
  4. Queres casar comigo Paper Cut? ❤️❤️❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha.. não leves a mal, mas não sou pessoa para casar.

      Eliminar
    2. Que comentário mais estúpido. Deves de estar no Blog errado.

      Eliminar