sábado, 24 de fevereiro de 2018

Por vezes o silêncio vale mais do que o ouro

Acordei com um peso enorme. Um cansaço tremendo de uma noite mal dormida; Sinto-me doente, esgotado fisicamente  e mentalmente.
Hoje tive de vir trabalhar e estou a fazer um esforço enorme para o conseguir.
Fui almoçar a um restaurante, onde vou habitualmente. Queria alimentar-me com algo que me desse algum aconchego e energia para conseguir resistir ao resto da tarde de trabalho.
Sentei-me à mesa, phones nos ouvidos e era daquela forma que queria digerir aquela minha hora. Música boa e comida reconfortante.
Na mesa em frente, uma Mulher que conheço de vista, virou-se para trás e começou a falar comigo. Como não ouvia aquilo que ela me dizia comecei por tirar um dos auscultadores de um dos ouvidos.
- Estás tão magro. Disse-me com um ar de desconfiança.
Respondi-lhe que estava doente. Há uma semana com uma Gripe que me deixara debilitado.
- Não te andas a portar mal? Continuou ela.
Voltei a referir a minha Gripe e o facto de ter dormido mal, como justificação do meu ar mais abatido.
Só queria que ela se voltasse para a frente e me deixasse aproveitar aquele meu momento de pausa e descanso.
Continuou a falar comigo. Por educação, desliguei a música e ia ouvindo quase em desespero silencioso aquilo que aquela mulher me ia dizendo.
Falava-me do Ex Marido e do mal que ele lhe tinha causado. Uma rajada infinita de queixumes dos quais eu não queria saber.
Disse-lhe umas duas vezes que ela tinha a travessa da comida a arrefecer, com a esperança que se voltasse para a frente e me deixasse em paz. De nada valeu. Continuava virada para mim a debitar decibéis de sons horríveis que eu não queria (já não conseguia) escutar.
Comecei a comer à pressa. Só queria fugir dali. Deixar de ouvir aquela mulher que me corrompeu ferozmente aquele momento que eu tanto necessitava.
A Tranquilidade que eu buscava, transformou-se em irritação e desespero.
Como eu hoje queria tanto que o Mundo me afastasse das Pessoas...
I need some Silence

10 comentários:

  1. Podes sempre cancelar o som, pensando noutra coisa e ir acenando com a cabeça - às vezes faço isso :(.
    E imaginar a pessoa em "trajes" menores (há outra imagem que se pode usar mas isto fica público...)

    Espero que te sintas melhor hoje... Já viste o Lucky (filme)? Acho que vais gostar. É mais um comprimido que descobri. Fica bem, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei por fazer isso, mas ela ia aumentando o tom de voz.. Ainda não vi o Lucky, mas vi "Os três cartazes à Beira da Estrada" e gostei imenso ;)

      Eliminar
  2. Se isso já é mau, imagina aturar uma senhora assim durante uma viagem de 3 horas de avião.
    Perdi anos de vida nessa viagem lol.
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Sim é uma hipótese, e olha que naquela situação o avião cair não seria algo necessariamente mau :)
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Há cada vez menos pessoas fluentes em silêncio. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso a ti não te provoca uma certa urticária? Acho que entendes muito bem este flagelo :)

      Eliminar
    2. Entendo, pois. Causa-me urticária psicossomática nos tímpanos. ;)

      Eliminar
    3. Ferramentas para lidar com este flagelo, tens?

      Eliminar